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Vender em marketplaces tem sido uma oportunidade de negócios para muitas empresas.
Há uma expectativa de aumento em vendas de 54% para 2024 em relação ao ano anterior, pois 84% das empresas que já vendem on-line fazem uso dessas plataformas. Isso é algo que atende às expectativas de consumidores, que cada vez mais fazem uso desses canais de vendas online.
É um consenso que existe muita oportunidade de negócios neste universo, principalmente se a empresa tiver uma presença contundente nas redes sociais.
Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box com a Octadesk, “67% das pessoas pesquisam por produtos no Instagram antes de comprarem, 51% no YouTube, 37% no Facebook e 13% no TikTok. Além disso, 69% já adquiriram itens que viram em anúncios nas mídias sociais”. Com planejamento, boa comunicação e transparência no que se está ofertando, as chances de ter um número relevante de vendas é grande.
No entanto, junto a uma vasta gama de oportunidades, surgem também as dificuldades.
Cada marketplace possui suas particularidades, seja de natureza comercial, administrativa e principalmente financeira, em relação à cobrança de comissão e frete. Estar atento a essas regras e ter os preços dos produtos condizentes às suas despesas é primordial para a saúde do negócio.
Partindo desse princípio, ter em seu ERP as condições de vendas parametrizadas ou não faz com que seus resultados sejam exponenciais, seja para positivo ou negativo.
Quando perguntamos a um empresário o que fará com que ele dobre seu faturamento, logo o que vem a mente é dobrar ou triplicar suas vendas. Mas imagine o cenário que o produto ofertado tem seu lucro líquido negativo, isso fará com que seu resultado também seja ruim. Para isso não acontecer, além de mensurar todos os custos fixos e variáveis que incidem sobre o produto, se faz necessário um controle eficiente.
Logo, vender em diversos marketplaces implica controlar todos os pedidos. E isso vai além de recebê-los, separá-los, faturá-los e despachá-los. Implica, também, em auditar venda a venda, para saber se a comissão e frete estão sendo descontados de forma correta.
No Sysemp ERP, além de conciliar suas vendas de cartões de créditos e ter integrações com os principais bancos através de API e não mais ser necessário o envio de arquivos OFX em remessa aos bancos, é possível conciliar TODAS as vendas feitas nos principais marketplaces em massa, através de importações de planilhas. Isso faz com que seus processos sejam automatizados e o tempo gasto neste trabalho de forma manual é ganho realizando outras tarefas de alto valor agregado, pensando em estratégias e expansão e que o ERP trabalhe a favor da empresa.
A concorrência nesse mercado é altíssima, e não ter esses controles pode implicar em perdas e desvantagens que podem ser irreversíveis. Assim como o contrário, pois empresas que possuem sua metodologia de trabalho bem definida e automatizada, além de vantagens em suas rotinas, podem usufruir de ganhos a médio e longo prazo, tornando seus resultados exponencialmente positivos.
Pense nisso e ótimas vendas.
Rodrigo Clemente – Consultor Comercial Sysemp ERP